• Link to Facebook
  • Link to Instagram
  • Link to Youtube
  • Atendimento
  • Na mídia
  • Blog
(11) 32849883
Dra. Elis Nogueira
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
    • Ginecologista
    • Obstetra
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Saúde da Mulher

Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase

Perguntas mais frequentes sobre a CandidíaseDra. Elis Nogueira

Causada pelo fungo Candida albicans, a Candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres e que pode gerar muitas dúvidas. Confira abaixo as perguntas mais feitas pelas pacientes em meu consultório, com suas respectivas respostas:

  1. O que é a candidíase? Quais são os primeiros sintomas e sinais de alerta para as mulheres buscarem ajuda profissional para tratar?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.

Sinais e sintomas são:

  • Ardor, coceira e inchaço na região genital
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura
  • Corrimento esbranquiçado
  • Aftas
  • Dor ao engolir alimentos
  1. Quais são as causas da infecção?

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. Qual o tratamento e cuidados indicados para curar a doença após ser diagnosticada?

As principais dicas de prevenção são:
• Utilizar antibióticos apenas com indicação médica;
• Ter uma alimentação balanceada, sem exagero de leites e derivados, açúcares e doces;
• Evitar ficar por muito tempo com biquínis ou roupas molhadas, que aumentam a umidade na região, tornando-a mais propícia para o fungo;
• Preferir calcinhas com tecido de algodão e evitar peças muito justas;
• Procurar dormir bem e reduzir o estresse diário;
• Após evacuar, sempre realizar a limpeza “da frente para trás”, e nunca ao contrário;
• Usar camisinha sempre que tiver relações sexuais;
• Praticar exercícios físicos, que ajudam no fortalecimento da imunidade.

  1. Uma vez tratada e curada da candidíase, o problema pode voltar? Por quê?

A candidíase é um problema de saúde que a maior parte das mulheres enfrenta em algum momento da vida. Existe ainda a candidíase de repetição, que é quando a infecção se manifesta diversas vezes na mesma mulher.

  1. Existem mulheres que são mais vulneráveis a contrair a infecção? Quais e por quê?

Mulheres com constipação intestinal crônica, apresentam uma maior incidência de candidíases. As fezes ali paradas acabam por alterar a microbiota do local. Mulheres que consomem muito açúcar ou diabéticas, podem apresentar uma alteração do ph Vaginal e por consequência alterar a microbiota vaginal. Pacientes com anemia apresentam uma baixa imunidade, o que favorece também um desequilíbrio da microbiota vaginal. Mulheres em uso de antibióticos também podem alterar essa microbiota vaginal.

  1. A alimentação e o sono estão relacionados a contração da infecção? Existem alimentos que são indicados para ajudar na prevenção da candidíase?

Sim, esse problema pode ser evitado através dos alimentos incluídos no seu cardápio e um sono regulado.

Alimentos com açúcares e carboidratos refinados e simples devem ser evitados, pois, além de nutrir a cândida, o doce modifica o pH Vaginal e intestinal. Além disso, bebidas que são fermentadas pela ação dos fungos, como vinho e cerveja, também devem ser evitadas. Todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio – isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Por outro lado, existem alimentos que ajudam no combate da candidíase. O alho cru é considerado um antibiótico natural, os probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos – eles ajudam a melhorar a imunidade do organismo, equilibrando a flora intestinal e vaginal. Alguns alimentos como a linhaça, as folhas verde-escuras, cascas do limão e da laranja podem ser incluídos na alimentação contra candidíase porque possuem algumas substâncias que contribuem muito para a desintoxicação do organismo.

Sem contar que tratando o intestino, local onde elas se reproduzem, a melhora é mais rápida e impede o retorno da doença.

  1. Quais hábitos ajudam a evitar a infecção vaginal? E quais desenvolvem a candidíase?

Para enfrentar os desafios diários com saúde e disposição é necessário fortalecer sempre o nosso sistema imunológico. Assim, o organismo fica protegido contra infecções, inclusive, as vaginais, como a candidíase.

Alguns hábitos, além da alimentação, também podem contribuir para evitá-la.

Fuja do estresse – mantenha um estilo de vida saudável e sem preocupações exageradas – não se esqueça que na TPM você fica mais suscetível a ter candidíase. Pratique exercícios físicos para fugir do estresse.

Durma bem – dormir a quantidade de horas necessárias faz toda a diferença. Noites mal dormidas podem acumular cansaço, aumentar a tensão e prejudicar sua imunidade.

Mantenha sua higiene íntima sempre em dia – troque seus absorventes internos, externos ou coletor com frequência indicada no produto e limpe-se de frente para trás após usar o banheiro.

Deixe os perfumes para o lugar certo – evite usar desodorantes e produtos perfumados na região íntima.

Troque a calcinha após nadar e fazer exercícios – a vagina é o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos, então é importante prestar atenção porque eles podem se aproveitar da situação para se multiplicarem.

Durma sem calcinha – Além de confortável, isso permite que a região íntima fique arejada.

Além disso, procure sempre ajuda médica! Consulte seu médico antes de começar qualquer tratamento para a candidíase.

  1. De que maneira a bactéria se prolifera e se desenvolve no canal vaginal?

A Cândida se aproveita da baixa imunidade e do desequilíbrio do PH da vagina para se proliferar. Na vagina existem fungos e bactérias que residem naquela região e vivem em comum acordo, compondo uma microbiota normal e fisiológica. Se, por exemplo, a paciente usa um antibiótico, as bactérias da infeção que ela está tratando irão morrer, mas outras bactérias normais que residem em outros locais do corpo, como na vagina, também irão morrer. Diante disso, os fungos que residem em comum acordo, com essas bactérias fisiológicas, irão se aproveitar para se proliferarem, sem ter que disputar espaço com ninguém. Isso causará um aumento dos fungos no local e o desencadeamento de uma candidíase.

  1. A candidíase também pode se proliferar em outras regiões íntimas?

A candidíase nos homens não é tão comum como nas mulheres, contudo, também pode ocorrer. Os fatores de risco são similares aos da candidíase vaginal, como sistema imunológico fraco ou uso prolongado de antibióticos, por exemplo.

Como já citado, pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. A candidíase é sexualmente transmissível?

É comum que a candidíase seja confundida com alguma DST. Aliás, esse é um dos maiores mitos sobre a infecção.

Mas ainda que aconteça na região do órgão sexual feminino, o Candida albicans é um fungo que naturalmente já habita o corpo da mulher saudável. Assim, a doença só se torna candidíase quando acontece algum desequilíbrio na flora vaginal ou quando este fungo se multiplica em excesso.

Desse modo, a infecção vaginal por Candida não é considerada uma DST, estando relacionada, na maior parte das vezes, à queda da imunidade do corpo, não estando relacionada ao ato sexual.

Contudo, ela pode ser transmitida para o parceiro ou parceira através do sexo. O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual.

Vale lembrar que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos.

Se cuide!

Entre em contato e agende uma consulta.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

14 de março de 2025
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share by Mail
https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/09/blog.jpg 550 1300 Jessica https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/12/logo-dra-elis-nogueira.png Jessica2025-03-14 17:36:572025-03-14 17:36:57Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase
Talvez você goste dos artigos
Dra. Elis Nogueira Tenho adenomiose, posso engravidar?
Dra. Elis Nogueira Conheça três benefícios do coletor menstrual
Dra. Elis Nogueira 5 dicas para higiene íntima
Dra. Elis Nogueira Por que os implantes hormonais são o futuro?
Dra. Elis Nogueira O que as cores do sangue menstrual significam?
Confira a minha contribuição para a Revista Marie Claire sobre Predominância Estrogênica
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular
  • Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida MelhorDra. Elis Nogueira
    Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida M...14 de março de 2025 - 17:36
  • Cesária humanizadaDra. Elis Nogueira
    Cesária Humanizada – Programa RonnieVon14 de março de 2025 - 17:36
  • Dra. Elis Nogueira
    Posso fazer exercícios durante a gravidez?26 de janeiro de 2023 - 18:03
  • Dra. Elis Nogueira
    Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer...24 de outubro de 2025 - 09:59
  • Dra. Elis Nogueira
    Com que idade deve-se começar ir ao ginecologista?1 de fevereiro de 2023 - 18:43
Recente
  • Dra. Elis Nogueira
    Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer...24 de outubro de 2025 - 09:59
  • Dra. Elis Nogueira
    Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer...14 de outubro de 2025 - 18:02
  • Dra. Elis Nogueira
    Endometriose: Do diagnóstico ao pós-tratamento15 de setembro de 2025 - 12:40
  • Dra. Elis Nogueira
    Colposcopia quando fazer?12 de setembro de 2025 - 12:46
  • Dra. Elis Nogueira
    Infertilidade – O diagnóstico baseado nos detalhes11 de setembro de 2025 - 12:49
Comentários
  • Kaline SilvaOla adorei o conteúdo do seu site e as dicas. Vou voltar...24 de abril de 2021 - 02:20 por Kaline Silva
  • MarcosÓtimo trabalho! Após perder muito tempo na internet encontrei...4 de janeiro de 2021 - 11:01 por Marcos

Dra. Elis Nogueira

Para a Dra. Elis, a medicina é feita de detalhes. Além de conhecimentos aprofundados em Ginecologia e Obstetrícia, ela oferece cuidado e acolhimento, com atenção aos diferentes momentos de vida de cada paciente.

SAIBA MAIS

Facebook

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição frequente entre mulheres em idade reprodutiva e pode se manifestar de diferentes formas. Entre os sinais e sintomas mais comuns estão acne persistente, aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo e ciclos menstruais irregulares. Como esses sintomas podem ter outras causas, a avaliação médica é fundamental. ✨

O diagnóstico da SOP é clínico e deve considerar alterações menstruais, sinais de excesso de hormônios androgênicos e achados de ovários policísticos na ultrassonografia — sempre analisados em conjunto. Nem toda mulher com ovários policísticos tem SOP, e nem toda SOP aparece no ultrassom. Por isso, a avaliação individual é essencial. 📘🩺

A SOP pode influenciar a ovulação, a fertilidade e até o metabolismo, mas existem várias opções de tratamento para controlar os sintomas. Mudanças no estilo de vida, acompanhamento menstrual, uso de medicamentos específicos e orientações personalizadas fazem parte das estratégias, sempre de acordo com a necessidade de cada mulher. ⚖️💗

Ao perceber alterações persistentes na pele, no cabelo ou no seu ciclo menstrual, faça uma consulta ginecológica para buscar um diagnóstico. Qualquer tratamento seguro começa com a compreensão precisa do problema. 👩🏻⚕️🌸

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com 

#DraElisNogueira #Ginecologista #GinecologistaEObstetra #SOP #SindromeDosOvariosPolicisticos #SaúdeDaMulher #CiclosIrregulares #Ginecologia #Hormônios #BemEstarFeminino #QuedaDeCabelo #Acne #Ovulação #SaúdeReprodutiva #CuidadoIntegral #MulherModerna
Os primeiros sinais de gravidez podem variar basta Os primeiros sinais de gravidez podem variar bastante de mulher para mulher. Atraso menstrual, sensibilidade mamária, aumento do sono, alterações no olfato, náuseas matinais e mudanças no humor estão entre os sintomas mais comuns. Mas como esses sinais também podem ter outras causas, a confirmação através do teste de gravidez, que pode ser até aquele de farmácia, é fundamental. ✨

Com o teste positivo, o ideal é iniciar o acompanhamento pré-natal o mais cedo possível. Essa etapa inicial é importante para identificar fatores de risco, receber orientações sobre cuidados nutricionais e com a saúde, reavaliar ou iniciar a suplementação de vitaminas+ácido fólico - que idealmente deve ser iniciada antes da gravidez -, e planejar exames que contribuem para uma gestação mais segura. 📘💗

Se você suspeita de gravidez ou já teve o teste confirmado, procure seu/sua ginecologista-obstetra para iniciar esses cuidados. 🌸🤱

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #obstetra #ginecologista #ginecologistaeobstetra #gravidez #prénatal #sinaisdagravidez #ácidofólico #vitaminasnagestação #gestaçãosaudável #saúdedamulher #saúdematerna #gestante #obstetrícia #planejamentoreprodutivo #cuidadointegral #maternidadesaudável
A menopausa é uma fase natural da vida, mas muita A menopausa é uma fase natural da vida, mas muitas mulheres podem sentir sintomas que impactam o seu bem-estar, como ondas de calor, insônia, variações do humor e secura vaginal. Nesses casos, a terapia hormonal da menopausa (THM) pode ser avaliada como uma das opções para o tratamento desses sintomas, desde que não existam contraindicações. ✨ A escolha do tipo de hormônio, dose e via de uso deve levar em conta a história clínica, idade, tempo desde a menopausa e o perfil de saúde de cada mulher. ⚖️💗

A THM não é indicada para todas, mas pode trazer benefícios importantes quando decidida de forma individualizada e bem conduzida. Além do alívio dos sintomas do climatério, ela pode contribuir para a saúde óssea e melhorar a qualidade de vida. Por outro lado, existem riscos que precisam ser avaliados, como eventos trombóticos e riscos mamários específicos.

Se você está convivendo com os sintomas da menopausa ou quer entender melhor suas opções, trate do assunto em sua próxima consulta ginecológica. Informação de qualidade e avaliação individual são fundamentais para escolhas seguras e conscientes. 🌸💬

Dra. Elis Nogueira 👩🏻⚕️
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #ginecolista #menopausa #terapiahormonal #saúdedamulher #climatério #ginecologia #vidasaudável #bemestarfeminino #cuidadosfemininos #saúdehormonal #informaçãocomresponsabilidade #sintomasdoclimatério
📌 Infecções sexualmente transmissíveis não 📌 Infecções sexualmente transmissíveis não tratadas ou sem sintomas podem afetar silenciosamente a fertilidade, e muitas vezes isso só é percebido quando a gravidez não acontece.

👨🧑 Tanto as mulheres quanto os homens podem ter o sistema reprodutivo comprometido por ISTs como Chlamydia, gonorreia, sífilis, micoplasma/ureaplasma. Essas infecções podem provocar inflamação e alterações na estrutura ou no funcionamento dos órgãos reprodutivos, como trompas, endométrio e, no caso dos homens, impactar a produção ou a qualidade dos espermatozoides.

✨A boa notícia é que a maioria tem tratamento, e o diagnóstico e tratamento precoces são a melhor forma de proteger a fertilidade. É importante ressaltar a necessidade de tratamento simultâneo dos parceiros sexuais e a testagem periódica para pessoas com vida sexual ativa ou no caso de novos parceiros.

👩🏻⚕️Se você planeja engravidar ou já teve uma IST, faça uma avaliação ginecológica completa. Cuidar da saúde íntima é cuidar da saúde reprodutiva. Agende a sua consulta.

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com

#draelisnogueira #ginecologista #saudedamulher #fertilidade #infertilidade #ist #planejamentofamiliar #saudereprodutiva #ginecologia #ginecologiasp #prevencao #saudeintima #tratamentoist #infertilidadeporist
No bairro dos Jardins, em São Paulo, acolhimento, No bairro dos Jardins, em São Paulo, acolhimento, saúde integral da mulher, preservação, ciência, modernidade e segurança. ✨ 

A entrada pela Rua Pamplona, 145, é linda... não dá para imaginar tudo o que vem depois dos seus portões: ✨

* Um maravilhoso casarão preservado 🏛️
* uma unidade da MUG.SP Café e Brunch ☕🥐
* um Teatro Domo – futuro Planetário Digital 🌌
* um Centro de Ciências do Instituto Principia 🔬
* E a nossa linda Clínica Dra. Elis Nogueira, em um lindo, moderno e seguro edifício 🏥

Um espaço para você, que propicia bem-estar, conforto e segurança, em um ambiente tranquilo, com requinte e bom gosto. 🌿💛

Vocês são sempre muito bem-vindas e muito bem-vindos ❤️!

👩🏻⚕️Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #SaudedaMulher #DraElis #DraElisNogueira #GinecologistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #ObstetraSaoPaulo #ObstetraJardins #ConsultaGinecologica #ReproducaoHumana #MedicinaReprodutiva #PreNatal #PartoNormal #PartoCesarea #PartoHumanizado #LaserIntimo #RadiofrequenciaIntima
Engravidar após os 35 não precisa “ser um medo Engravidar após os 35 não precisa “ser um medo”; pode ser um plano. ✨
Cada mulher tem seu tempo, sua história e suas prioridades. 💛

Com o cuidado certo, informação confiável e um bom acompanhamento 👩🏻⚕️, a maternidade pode acontecer, sim, e com mais segurança. 🤰✨

Preparei este carrossel para esclarecer pontos importantes sobre mitos e verdades a respeito do assunto. 💬📚

Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #fertilidade #fertilidadefeminina #engravidardepoisdos35 #ginecologia #planejamentoreprodutivo #ginecologista #obstetra #reproducaohumana #tentantes #fertilidadefeminina #reservaovariana #gestacaosaudavel #prenatal #prenatalaltorisco
A verdade é que esse tipo de quadro raramente reg A verdade é que esse tipo de quadro raramente regride sozinho, pois costuma estar associado à flacidez do assoalho pélvico, alterações hormonais ou cirurgias prévias.

Em casos leves, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar. Mas, quando a perda de urina é frequente ou interfere na sua rotina, é fundamental procurar avaliação médica 👩🏻⚕️

Existem tratamentos não invasivos capazes de diminuir e até eliminar as ocorrências:
💠 Exercícios e fisioterapia pélvica
💠 Radiofrequência
💠 Laser
E, em casos específicos, a cirurgia pode ser indicada.

Com avaliação adequada, é possível recuperar a segurança íntima, a autoestima e viver com mais prazer. 💙

Se isso a incomoda, podemos conversar a respeito em sua próxima consulta 👩🏻⚕️

Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179 

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #SaudeDaMulher #DraElis #DraElisNogueira #GinecolgistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #ConsultaGinecologica #EscapeDeUrina #PerdaDeUrina #IncontinênciaUrinariaDeEsforco #FisioterapiaPelvica #ExerciciosDeKegel #LaserIntimo #RadiofrequenciaIntima
👩🏻⚕️ Um dos nossos desafios, como obstet 👩🏻⚕️ Um dos nossos desafios, como obstetras, é evitar a necessidade de um parto prematuro, pois ele pode representar riscos para o bebê. No entanto, em gestações de alto risco e, em alguns casos, devido a condições completamente impossíveis de serem controladas ou evitadas, muitas vezes o parto prematuro se torna uma medida de segurança necessária. 💜

As principais causas da prematuridade estão, em geral, relacionadas a:
• idade da gestante (menos de 15 e mais de 40 anos)
• hipertensão gestacional
• diabetes gestacional
• colo curto
• trombofilias e outras síndromes
• histórico de prematuridade em gestações anteriores
• predisposição genética
• condições fisiológicas específicas
• condições gestacionais específicas
• sofrimento fetal ou indicadores anormais
• estilo de vida da gestante
• falta ou escassez de cuidados pré-natais
• concepção por meio de técnicas de reprodução assistida
• gestação múltipla (gêmeos)
• tabagismo
• presença de infecções, entre outras

Os problemas mais comuns apresentados pelos bebês prematuros dependem do tempo de prematuridade e podem incluir, entre outros:

• imaturidade pulmonar
• icterícia neonatal
• malformação da retina
• questões neurológicas que podem ser severas

Quanto maior o grau de prematuridade e quanto menor a disponibilidade de recursos hospitalares e de bons cuidados profissionais, maior o risco de óbito dos prematuros ou de sequelas. 🏥💗
 
Um ótimo acompanhamento médico, idealmente antes da gravidez ou ao menos logo no seu início, assim como durante toda a gestação por meio de um pré-natal cuidadoso, permite identificar e tratar causas e reduzir os riscos, diminuindo e, muitas vezes, evitando a prematuridade.

Vamos juntas cuidar da sua gravidez, de você e do seu bebê, para um parto feliz. 🤰💞

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#prematuridade #partoprematuro #novembroroxo #saudedobebe #gestacaosaudavel #prenatal #obstetra #ginecologista #ginecologia #gravidezdealtorisco #gestante #cuidadosnagravidez #bebesaudavel #partohumanizado #cuidadosprematuridade #draelisnogueira #medicinabaseadaemevidências #saudedamulher #obstetricia
Quando falamos sobre fertilidade, muitas mulheres Quando falamos sobre fertilidade, muitas mulheres se perguntam se é possível adotar hábitos que ajudem a aumentá-la. O fato é que nascemos com uma reserva ovariana que não pode ser aumentada e que diminui naturalmente ao longo do tempo até a menopausa, quando ela acaba.

Doenças ovarianas e outras doenças ou tratamentos que afetem os ovários podem prejudicar e até comprometer a reserva de óvulos. Portanto, no que se refere aos ovários, o acompanhamento, a manutenção da sua saúde e a prevenção de doenças são muito importantes, e quando necessário, a criopreservação de óvulos é uma alternativa a ser discutida com o seu médico.

A fertilidade e a capacidade do corpo feminino de conduzir a gestação de um bebê saudável não dependem somente da qualidade dos óvulos e dos ovários, mas também de outros fatores, como anatômicos, cromossômicos, genéticos, inflamatórios, infecciosos, imunológicos e endocrinológicos.

Assim, uma parte importante da fertilidade feminina e também da masculina depende de outros fatores relacionados à saúde, que podem, sim, ser afetados positiva ou negativamente por outras condições de saúde e pelo estilo de vida. 🌿

Quanto ao estilo de vida, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no momento de tentar uma gravidez e de conduzir uma gestação: 🤰

✅ Manter um peso saudável
🥗 Ter uma alimentação equilibrada
🏃♀️ Praticar atividades físicas regularmente
💤 Ter sono de qualidade
🧘♀️ Reduzir o estresse
🚫💊 Não se automedicar
🚫🧪 Não usar suplementos sem orientação médica

Essas atitudes favorecem a saúde reprodutiva e do organismo como um todo.

Além disso, evite o uso de qualquer substância ilícita, fumar ou consumir álcool, pois esses hábitos impactam a saúde e, na maioria das vezes, a fertilidade e a saúde do bebê.

Quer entender mais sobre a sua fertilidade e quais ações e tratamentos podem ajudá-la?
📅 Agende uma consulta!

O acompanhamento individual é o primeiro passo para ajudar a transformar sonhos em realidade. 💝

👩🏻‍⚕️ Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179 

#SaúdeDaMulher #FertilidadeFeminina #Ginecologia
#VidaSaudável #PlanejamentoFamiliar
#SaúdeReprodutiva #BemEstarFeminino
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição frequente entre mulheres em idade reprodutiva e pode se manifestar de diferentes formas. Entre os sinais e sintomas mais comuns estão acne persistente, aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo e ciclos menstruais irregulares. Como esses sintomas podem ter outras causas, a avaliação médica é fundamental. ✨

O diagnóstico da SOP é clínico e deve considerar alterações menstruais, sinais de excesso de hormônios androgênicos e achados de ovários policísticos na ultrassonografia — sempre analisados em conjunto. Nem toda mulher com ovários policísticos tem SOP, e nem toda SOP aparece no ultrassom. Por isso, a avaliação individual é essencial. 📘🩺

A SOP pode influenciar a ovulação, a fertilidade e até o metabolismo, mas existem várias opções de tratamento para controlar os sintomas. Mudanças no estilo de vida, acompanhamento menstrual, uso de medicamentos específicos e orientações personalizadas fazem parte das estratégias, sempre de acordo com a necessidade de cada mulher. ⚖️💗

Ao perceber alterações persistentes na pele, no cabelo ou no seu ciclo menstrual, faça uma consulta ginecológica para buscar um diagnóstico. Qualquer tratamento seguro começa com a compreensão precisa do problema. 👩🏻⚕️🌸

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com 

#DraElisNogueira #Ginecologista #GinecologistaEObstetra #SOP #SindromeDosOvariosPolicisticos #SaúdeDaMulher #CiclosIrregulares #Ginecologia #Hormônios #BemEstarFeminino #QuedaDeCabelo #Acne #Ovulação #SaúdeReprodutiva #CuidadoIntegral #MulherModerna
Os primeiros sinais de gravidez podem variar basta Os primeiros sinais de gravidez podem variar bastante de mulher para mulher. Atraso menstrual, sensibilidade mamária, aumento do sono, alterações no olfato, náuseas matinais e mudanças no humor estão entre os sintomas mais comuns. Mas como esses sinais também podem ter outras causas, a confirmação através do teste de gravidez, que pode ser até aquele de farmácia, é fundamental. ✨

Com o teste positivo, o ideal é iniciar o acompanhamento pré-natal o mais cedo possível. Essa etapa inicial é importante para identificar fatores de risco, receber orientações sobre cuidados nutricionais e com a saúde, reavaliar ou iniciar a suplementação de vitaminas+ácido fólico - que idealmente deve ser iniciada antes da gravidez -, e planejar exames que contribuem para uma gestação mais segura. 📘💗

Se você suspeita de gravidez ou já teve o teste confirmado, procure seu/sua ginecologista-obstetra para iniciar esses cuidados. 🌸🤱

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #obstetra #ginecologista #ginecologistaeobstetra #gravidez #prénatal #sinaisdagravidez #ácidofólico #vitaminasnagestação #gestaçãosaudável #saúdedamulher #saúdematerna #gestante #obstetrícia #planejamentoreprodutivo #cuidadointegral #maternidadesaudável
A menopausa é uma fase natural da vida, mas muita A menopausa é uma fase natural da vida, mas muitas mulheres podem sentir sintomas que impactam o seu bem-estar, como ondas de calor, insônia, variações do humor e secura vaginal. Nesses casos, a terapia hormonal da menopausa (THM) pode ser avaliada como uma das opções para o tratamento desses sintomas, desde que não existam contraindicações. ✨ A escolha do tipo de hormônio, dose e via de uso deve levar em conta a história clínica, idade, tempo desde a menopausa e o perfil de saúde de cada mulher. ⚖️💗

A THM não é indicada para todas, mas pode trazer benefícios importantes quando decidida de forma individualizada e bem conduzida. Além do alívio dos sintomas do climatério, ela pode contribuir para a saúde óssea e melhorar a qualidade de vida. Por outro lado, existem riscos que precisam ser avaliados, como eventos trombóticos e riscos mamários específicos.

Se você está convivendo com os sintomas da menopausa ou quer entender melhor suas opções, trate do assunto em sua próxima consulta ginecológica. Informação de qualidade e avaliação individual são fundamentais para escolhas seguras e conscientes. 🌸💬

Dra. Elis Nogueira 👩🏻⚕️
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #ginecolista #menopausa #terapiahormonal #saúdedamulher #climatério #ginecologia #vidasaudável #bemestarfeminino #cuidadosfemininos #saúdehormonal #informaçãocomresponsabilidade #sintomasdoclimatério
📌 Infecções sexualmente transmissíveis não 📌 Infecções sexualmente transmissíveis não tratadas ou sem sintomas podem afetar silenciosamente a fertilidade, e muitas vezes isso só é percebido quando a gravidez não acontece.

👨🧑 Tanto as mulheres quanto os homens podem ter o sistema reprodutivo comprometido por ISTs como Chlamydia, gonorreia, sífilis, micoplasma/ureaplasma. Essas infecções podem provocar inflamação e alterações na estrutura ou no funcionamento dos órgãos reprodutivos, como trompas, endométrio e, no caso dos homens, impactar a produção ou a qualidade dos espermatozoides.

✨A boa notícia é que a maioria tem tratamento, e o diagnóstico e tratamento precoces são a melhor forma de proteger a fertilidade. É importante ressaltar a necessidade de tratamento simultâneo dos parceiros sexuais e a testagem periódica para pessoas com vida sexual ativa ou no caso de novos parceiros.

👩🏻⚕️Se você planeja engravidar ou já teve uma IST, faça uma avaliação ginecológica completa. Cuidar da saúde íntima é cuidar da saúde reprodutiva. Agende a sua consulta.

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com

#draelisnogueira #ginecologista #saudedamulher #fertilidade #infertilidade #ist #planejamentofamiliar #saudereprodutiva #ginecologia #ginecologiasp #prevencao #saudeintima #tratamentoist #infertilidadeporist
No bairro dos Jardins, em São Paulo, acolhimento, No bairro dos Jardins, em São Paulo, acolhimento, saúde integral da mulher, preservação, ciência, modernidade e segurança. ✨ 

A entrada pela Rua Pamplona, 145, é linda... não dá para imaginar tudo o que vem depois dos seus portões: ✨

* Um maravilhoso casarão preservado 🏛️
* uma unidade da MUG.SP Café e Brunch ☕🥐
* um Teatro Domo – futuro Planetário Digital 🌌
* um Centro de Ciências do Instituto Principia 🔬
* E a nossa linda Clínica Dra. Elis Nogueira, em um lindo, moderno e seguro edifício 🏥

Um espaço para você, que propicia bem-estar, conforto e segurança, em um ambiente tranquilo, com requinte e bom gosto. 🌿💛

Vocês são sempre muito bem-vindas e muito bem-vindos ❤️!

👩🏻⚕️Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #SaudedaMulher #DraElis #DraElisNogueira #GinecologistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #ObstetraSaoPaulo #ObstetraJardins #ConsultaGinecologica #ReproducaoHumana #MedicinaReprodutiva #PreNatal #PartoNormal #PartoCesarea #PartoHumanizado #LaserIntimo #RadiofrequenciaIntima
Engravidar após os 35 não precisa “ser um medo Engravidar após os 35 não precisa “ser um medo”; pode ser um plano. ✨
Cada mulher tem seu tempo, sua história e suas prioridades. 💛

Com o cuidado certo, informação confiável e um bom acompanhamento 👩🏻⚕️, a maternidade pode acontecer, sim, e com mais segurança. 🤰✨

Preparei este carrossel para esclarecer pontos importantes sobre mitos e verdades a respeito do assunto. 💬📚

Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #fertilidade #fertilidadefeminina #engravidardepoisdos35 #ginecologia #planejamentoreprodutivo #ginecologista #obstetra #reproducaohumana #tentantes #fertilidadefeminina #reservaovariana #gestacaosaudavel #prenatal #prenatalaltorisco
A verdade é que esse tipo de quadro raramente reg A verdade é que esse tipo de quadro raramente regride sozinho, pois costuma estar associado à flacidez do assoalho pélvico, alterações hormonais ou cirurgias prévias.

Em casos leves, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar. Mas, quando a perda de urina é frequente ou interfere na sua rotina, é fundamental procurar avaliação médica 👩🏻⚕️

Existem tratamentos não invasivos capazes de diminuir e até eliminar as ocorrências:
💠 Exercícios e fisioterapia pélvica
💠 Radiofrequência
💠 Laser
E, em casos específicos, a cirurgia pode ser indicada.

Com avaliação adequada, é possível recuperar a segurança íntima, a autoestima e viver com mais prazer. 💙

Se isso a incomoda, podemos conversar a respeito em sua próxima consulta 👩🏻⚕️

Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179 

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #SaudeDaMulher #DraElis #DraElisNogueira #GinecolgistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #ConsultaGinecologica #EscapeDeUrina #PerdaDeUrina #IncontinênciaUrinariaDeEsforco #FisioterapiaPelvica #ExerciciosDeKegel #LaserIntimo #RadiofrequenciaIntima
👩🏻⚕️ Um dos nossos desafios, como obstet 👩🏻⚕️ Um dos nossos desafios, como obstetras, é evitar a necessidade de um parto prematuro, pois ele pode representar riscos para o bebê. No entanto, em gestações de alto risco e, em alguns casos, devido a condições completamente impossíveis de serem controladas ou evitadas, muitas vezes o parto prematuro se torna uma medida de segurança necessária. 💜

As principais causas da prematuridade estão, em geral, relacionadas a:
• idade da gestante (menos de 15 e mais de 40 anos)
• hipertensão gestacional
• diabetes gestacional
• colo curto
• trombofilias e outras síndromes
• histórico de prematuridade em gestações anteriores
• predisposição genética
• condições fisiológicas específicas
• condições gestacionais específicas
• sofrimento fetal ou indicadores anormais
• estilo de vida da gestante
• falta ou escassez de cuidados pré-natais
• concepção por meio de técnicas de reprodução assistida
• gestação múltipla (gêmeos)
• tabagismo
• presença de infecções, entre outras

Os problemas mais comuns apresentados pelos bebês prematuros dependem do tempo de prematuridade e podem incluir, entre outros:

• imaturidade pulmonar
• icterícia neonatal
• malformação da retina
• questões neurológicas que podem ser severas

Quanto maior o grau de prematuridade e quanto menor a disponibilidade de recursos hospitalares e de bons cuidados profissionais, maior o risco de óbito dos prematuros ou de sequelas. 🏥💗
 
Um ótimo acompanhamento médico, idealmente antes da gravidez ou ao menos logo no seu início, assim como durante toda a gestação por meio de um pré-natal cuidadoso, permite identificar e tratar causas e reduzir os riscos, diminuindo e, muitas vezes, evitando a prematuridade.

Vamos juntas cuidar da sua gravidez, de você e do seu bebê, para um parto feliz. 🤰💞

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com

👩🏻⚕️ Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#prematuridade #partoprematuro #novembroroxo #saudedobebe #gestacaosaudavel #prenatal #obstetra #ginecologista #ginecologia #gravidezdealtorisco #gestante #cuidadosnagravidez #bebesaudavel #partohumanizado #cuidadosprematuridade #draelisnogueira #medicinabaseadaemevidências #saudedamulher #obstetricia
Quando falamos sobre fertilidade, muitas mulheres Quando falamos sobre fertilidade, muitas mulheres se perguntam se é possível adotar hábitos que ajudem a aumentá-la. O fato é que nascemos com uma reserva ovariana que não pode ser aumentada e que diminui naturalmente ao longo do tempo até a menopausa, quando ela acaba.

Doenças ovarianas e outras doenças ou tratamentos que afetem os ovários podem prejudicar e até comprometer a reserva de óvulos. Portanto, no que se refere aos ovários, o acompanhamento, a manutenção da sua saúde e a prevenção de doenças são muito importantes, e quando necessário, a criopreservação de óvulos é uma alternativa a ser discutida com o seu médico.

A fertilidade e a capacidade do corpo feminino de conduzir a gestação de um bebê saudável não dependem somente da qualidade dos óvulos e dos ovários, mas também de outros fatores, como anatômicos, cromossômicos, genéticos, inflamatórios, infecciosos, imunológicos e endocrinológicos.

Assim, uma parte importante da fertilidade feminina e também da masculina depende de outros fatores relacionados à saúde, que podem, sim, ser afetados positiva ou negativamente por outras condições de saúde e pelo estilo de vida. 🌿

Quanto ao estilo de vida, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no momento de tentar uma gravidez e de conduzir uma gestação: 🤰

✅ Manter um peso saudável
🥗 Ter uma alimentação equilibrada
🏃♀️ Praticar atividades físicas regularmente
💤 Ter sono de qualidade
🧘♀️ Reduzir o estresse
🚫💊 Não se automedicar
🚫🧪 Não usar suplementos sem orientação médica

Essas atitudes favorecem a saúde reprodutiva e do organismo como um todo.

Além disso, evite o uso de qualquer substância ilícita, fumar ou consumir álcool, pois esses hábitos impactam a saúde e, na maioria das vezes, a fertilidade e a saúde do bebê.

Quer entender mais sobre a sua fertilidade e quais ações e tratamentos podem ajudá-la?
📅 Agende uma consulta!

O acompanhamento individual é o primeiro passo para ajudar a transformar sonhos em realidade. 💝

👩🏻‍⚕️ Dra. Elis Nogueira | Ginecologista e Obstetra
CRM 98344 | RQE 57179 

#SaúdeDaMulher #FertilidadeFeminina #Ginecologia
#VidaSaudável #PlanejamentoFamiliar
#SaúdeReprodutiva #BemEstarFeminino
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Agende sua consulta

Início

Dra. Elis Nogueira

Especialidades

Saúde da Mulher

Consultório

Depoimentos

Ginecologista e Obstetra – CRM 98344 | RQE: 57.179
2024 © Copyright - Dra. Elis Nogueira - By Agência Webgui
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
Link to: Clamídia Link to: Clamídia ClamídiaClamídiaDra. Elis Nogueira Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam partoDra Elis NogueiraEntrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top