• Link to Facebook
  • Link to Instagram
  • Link to Youtube
  • Atendimento
  • Na mídia
  • Blog
(11) 32849883
Dra. Elis Nogueira
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
    • Ginecologista
    • Obstetra
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Saúde da Mulher

Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase

Perguntas mais frequentes sobre a CandidíaseDra. Elis Nogueira

Causada pelo fungo Candida albicans, a Candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres e que pode gerar muitas dúvidas. Confira abaixo as perguntas mais feitas pelas pacientes em meu consultório, com suas respectivas respostas:

  1. O que é a candidíase? Quais são os primeiros sintomas e sinais de alerta para as mulheres buscarem ajuda profissional para tratar?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.

Sinais e sintomas são:

  • Ardor, coceira e inchaço na região genital
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura
  • Corrimento esbranquiçado
  • Aftas
  • Dor ao engolir alimentos
  1. Quais são as causas da infecção?

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. Qual o tratamento e cuidados indicados para curar a doença após ser diagnosticada?

As principais dicas de prevenção são:
• Utilizar antibióticos apenas com indicação médica;
• Ter uma alimentação balanceada, sem exagero de leites e derivados, açúcares e doces;
• Evitar ficar por muito tempo com biquínis ou roupas molhadas, que aumentam a umidade na região, tornando-a mais propícia para o fungo;
• Preferir calcinhas com tecido de algodão e evitar peças muito justas;
• Procurar dormir bem e reduzir o estresse diário;
• Após evacuar, sempre realizar a limpeza “da frente para trás”, e nunca ao contrário;
• Usar camisinha sempre que tiver relações sexuais;
• Praticar exercícios físicos, que ajudam no fortalecimento da imunidade.

  1. Uma vez tratada e curada da candidíase, o problema pode voltar? Por quê?

A candidíase é um problema de saúde que a maior parte das mulheres enfrenta em algum momento da vida. Existe ainda a candidíase de repetição, que é quando a infecção se manifesta diversas vezes na mesma mulher.

  1. Existem mulheres que são mais vulneráveis a contrair a infecção? Quais e por quê?

Mulheres com constipação intestinal crônica, apresentam uma maior incidência de candidíases. As fezes ali paradas acabam por alterar a microbiota do local. Mulheres que consomem muito açúcar ou diabéticas, podem apresentar uma alteração do ph Vaginal e por consequência alterar a microbiota vaginal. Pacientes com anemia apresentam uma baixa imunidade, o que favorece também um desequilíbrio da microbiota vaginal. Mulheres em uso de antibióticos também podem alterar essa microbiota vaginal.

  1. A alimentação e o sono estão relacionados a contração da infecção? Existem alimentos que são indicados para ajudar na prevenção da candidíase?

Sim, esse problema pode ser evitado através dos alimentos incluídos no seu cardápio e um sono regulado.

Alimentos com açúcares e carboidratos refinados e simples devem ser evitados, pois, além de nutrir a cândida, o doce modifica o pH Vaginal e intestinal. Além disso, bebidas que são fermentadas pela ação dos fungos, como vinho e cerveja, também devem ser evitadas. Todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio – isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Por outro lado, existem alimentos que ajudam no combate da candidíase. O alho cru é considerado um antibiótico natural, os probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos – eles ajudam a melhorar a imunidade do organismo, equilibrando a flora intestinal e vaginal. Alguns alimentos como a linhaça, as folhas verde-escuras, cascas do limão e da laranja podem ser incluídos na alimentação contra candidíase porque possuem algumas substâncias que contribuem muito para a desintoxicação do organismo.

Sem contar que tratando o intestino, local onde elas se reproduzem, a melhora é mais rápida e impede o retorno da doença.

  1. Quais hábitos ajudam a evitar a infecção vaginal? E quais desenvolvem a candidíase?

Para enfrentar os desafios diários com saúde e disposição é necessário fortalecer sempre o nosso sistema imunológico. Assim, o organismo fica protegido contra infecções, inclusive, as vaginais, como a candidíase.

Alguns hábitos, além da alimentação, também podem contribuir para evitá-la.

Fuja do estresse – mantenha um estilo de vida saudável e sem preocupações exageradas – não se esqueça que na TPM você fica mais suscetível a ter candidíase. Pratique exercícios físicos para fugir do estresse.

Durma bem – dormir a quantidade de horas necessárias faz toda a diferença. Noites mal dormidas podem acumular cansaço, aumentar a tensão e prejudicar sua imunidade.

Mantenha sua higiene íntima sempre em dia – troque seus absorventes internos, externos ou coletor com frequência indicada no produto e limpe-se de frente para trás após usar o banheiro.

Deixe os perfumes para o lugar certo – evite usar desodorantes e produtos perfumados na região íntima.

Troque a calcinha após nadar e fazer exercícios – a vagina é o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos, então é importante prestar atenção porque eles podem se aproveitar da situação para se multiplicarem.

Durma sem calcinha – Além de confortável, isso permite que a região íntima fique arejada.

Além disso, procure sempre ajuda médica! Consulte seu médico antes de começar qualquer tratamento para a candidíase.

  1. De que maneira a bactéria se prolifera e se desenvolve no canal vaginal?

A Cândida se aproveita da baixa imunidade e do desequilíbrio do PH da vagina para se proliferar. Na vagina existem fungos e bactérias que residem naquela região e vivem em comum acordo, compondo uma microbiota normal e fisiológica. Se, por exemplo, a paciente usa um antibiótico, as bactérias da infeção que ela está tratando irão morrer, mas outras bactérias normais que residem em outros locais do corpo, como na vagina, também irão morrer. Diante disso, os fungos que residem em comum acordo, com essas bactérias fisiológicas, irão se aproveitar para se proliferarem, sem ter que disputar espaço com ninguém. Isso causará um aumento dos fungos no local e o desencadeamento de uma candidíase.

  1. A candidíase também pode se proliferar em outras regiões íntimas?

A candidíase nos homens não é tão comum como nas mulheres, contudo, também pode ocorrer. Os fatores de risco são similares aos da candidíase vaginal, como sistema imunológico fraco ou uso prolongado de antibióticos, por exemplo.

Como já citado, pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. A candidíase é sexualmente transmissível?

É comum que a candidíase seja confundida com alguma DST. Aliás, esse é um dos maiores mitos sobre a infecção.

Mas ainda que aconteça na região do órgão sexual feminino, o Candida albicans é um fungo que naturalmente já habita o corpo da mulher saudável. Assim, a doença só se torna candidíase quando acontece algum desequilíbrio na flora vaginal ou quando este fungo se multiplica em excesso.

Desse modo, a infecção vaginal por Candida não é considerada uma DST, estando relacionada, na maior parte das vezes, à queda da imunidade do corpo, não estando relacionada ao ato sexual.

Contudo, ela pode ser transmitida para o parceiro ou parceira através do sexo. O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual.

Vale lembrar que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos.

Se cuide!

Entre em contato e agende uma consulta.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

14 de março de 2025
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share by Mail
https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/09/blog.jpg 550 1300 Jessica https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/12/logo-dra-elis-nogueira.png Jessica2025-03-14 17:36:572025-03-14 17:36:57Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase
Talvez você goste dos artigos
Dra. Elis Nogueira No Portal Estilo Em Pauta
Dra. Elis Nogueira O que é ferida no colo do útero?
Entrevista para o PicPayDra. Elis Nogueira Entrevista para o PicPay
Dra. Elis Nogueira Conhece a SOP?
Campo transparenteDra. Elis Nogueira Campo Cirúrgico Transparente – a emoção de ver o nascimento do seu bebê
Dra. Elis Nogueira Como os implantes hormonias funcionam?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular
  • Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida MelhorDra. Elis Nogueira
    Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida M...14 de março de 2025 - 17:36
  • Cesária humanizadaDra. Elis Nogueira
    Cesária Humanizada – Programa RonnieVon14 de março de 2025 - 17:36
  • Dra. Elis Nogueira
    Posso fazer exercícios durante a gravidez?26 de janeiro de 2023 - 18:03
  • Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer...14 de outubro de 2025 - 18:02
  • Dra. Elis Nogueira
    Com que idade deve-se começar ir ao ginecologista?1 de fevereiro de 2023 - 18:43
Recente
  • Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer...14 de outubro de 2025 - 18:02
  • Dra. Elis Nogueira
    Endometriose: Do diagnóstico ao pós-tratamento15 de setembro de 2025 - 12:40
  • Dra. Elis Nogueira
    Colposcopia quando fazer?12 de setembro de 2025 - 12:46
  • Dra. Elis Nogueira
    Infertilidade – O diagnóstico baseado nos detalhes11 de setembro de 2025 - 12:49
  • Dra. Elis Nogueira
    Idade e Gravidez – Quando é mais seguro?8 de setembro de 2025 - 14:55
Comentários
  • Kaline SilvaOla adorei o conteúdo do seu site e as dicas. Vou voltar...24 de abril de 2021 - 02:20 por Kaline Silva
  • MarcosÓtimo trabalho! Após perder muito tempo na internet encontrei...4 de janeiro de 2021 - 11:01 por Marcos

Dra. Elis Nogueira

Para a Dra. Elis, a medicina é feita de detalhes. Além de conhecimentos aprofundados em Ginecologia e Obstetrícia, ela oferece cuidado e acolhimento, com atenção aos diferentes momentos de vida de cada paciente.

SAIBA MAIS

Facebook

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

Há 2.525 anos, em grego, foi escrito o juramento Há 2.525 anos, em grego, foi escrito o juramento médico conhecido como “de Hipócrates”. No seu início, ele mostrava a seriedade e a dimensão do compromisso assumido, que era estabelecido com todas as divindades gregas associadas à medicina, à saúde, à cura e à prevenção de doenças, clamando ainda para que todos os deuses e deusas gregos fossem testemunhas desse juramento.

A essência desse juramento foi mantida na última versão do compromisso médico, promulgada pela Associação Médica Mundial em 2017. Ele inicia assim:

Como membro da profissão médica:

• EU PROMETO SOLENEMENTE consagrar minha vida ao serviço da humanidade;

• A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE MEU PACIENTE serão as minhas primeiras preocupações...

Meu reconhecimento e homenagem a todos que ensinam ou praticam a medicina.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #obstetra #obstetricia #diadomedico #juramentodehipocrates #compromissodomedico
A menopausa representa o encerramento do ciclo rep A menopausa representa o encerramento do ciclo reprodutivo feminino e o início de uma nova fase da vida, que podemos escolher como será vivida. Com acompanhamento médico adequado, é possível tratar os sintomas do climatério e prevenir problemas cardiovasculares, ósseos e emocionais.

Cuidados com o estilo de vida, com a alimentação e com a regularidade na prática de atividade física são importantes, assim como poder contar com orientação médica quanto à terapia hormonal.

Não precisamos ser simplesmente vítimas dos sintomas do climatério e das consequências da menopausa. Podemos e devemos viver essa fase de nossas vidas com liberdade, prazer, saúde e bem-estar.

Conte com os nossos cuidados.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #saudedamulher #climaterio #sintomasdoclimaterio #menopausa #osteoporose #doençascardiovaculares #menopausaprecoce #insuficienciaovarianaprematura
O parto humanizado não é uma moda ou algo opcion O parto humanizado não é uma moda ou algo opcional. Há uma diretriz que nós, como obstetras, observamos. Mas o cuidado e a humanização em um parto vão além de técnicas ou de protocolos. Eles devem estar presentes em todos os detalhes. 

O uso do campo transparente — em caso de cesárea —, o contato pele a pele, a primeira mamada ainda na sala de parto, o clampeamento tardio do cordão umbilical, a presença de um acompanhante, que pode, opcionalmente, fazer o corte do cordão, uma música ambiente escolhida pelo casal tocando à meia-luz, entre outras medidas importantes, fazem com que o parto, mesmo sendo cesárea, seja repleto de harmonia e felicidade.

É claro que a segurança da mamãe e do bebê vem sempre em primeiro lugar. Um pré-natal bem conduzido pelo obstetra e bem seguido pelo casal, assim como decisões acertadas quanto ao melhor momento e à via de parto, são os pontos mais relevantes para que tudo seja repleto de alegria e emoção.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#ginecologistaeobstetra #obstetra #obstetricia #partohumanizado #partonormal #partocesarea #cesareahumanizada #clampemeamentotardiodocordaoumbilical #contatopeleapele #campotransparente #partolindo #partoseguro #partosemdor #partocomrespeito #partocomamor #obstetraporamor
Na Fertilização In Vitro (FIV), decidir quantos Na Fertilização In Vitro (FIV), decidir quantos embriões transferir para o útero é uma das escolhas mais delicadas. Se, por um lado, a transferência de mais embriões pode aumentar a chance de gravidez, por outro, ela também pode elevar significativamente o risco de gestações múltiplas, que podem trazer maiores chances de complicações para a mamãe e os bebês.

A medicina atual recomenda a transferência de um ou dois embriões na maioria dos casos, com base em fatores como idade, histórico reprodutivo e qualidade dos embriões. A busca pelo equilíbrio entre segurança e resultado é fundamental, e deve ser cuidadosamente discutida com a equipe médica.

Além da saúde física, essa decisão pode envolver também aspectos éticos e emocionais, especialmente quando há embriões excedentes. Cada escolha deve ser individualizada, respeitando tanto a ciência quanto os valores de quem busca realizar o sonho de ter um filho.

Vamos cuidar dos seus sonhos.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#DraElisNogueira #GinecolistaEObstetra #Obstetra #FIV #ReproduçãoAssistida #FertilizaçãoInVitro #Embriões #GeraçãoVida #GestaçãoMúltipla #MaternidadeConsciente #SaúdeReprodutiva #Embriologia #DecisãoInformada 

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Tive a alegria de contribuir com a matéria sobre Tive a alegria de contribuir com a matéria sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em apoio à Campanha Outubro Rosa.

Confira a matéria completa clicando no link da bio e entenda como pequenas atitudes e cuidados podem fazer uma grande diferença.

Agradeço ao portal @informecapixaba pela oportunidade.

Dra. Elis Nogueira

CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #outubrorosa #cancerdemama #cancerdecolodoutero #saudedamulher #prevencaodocancerdemama #prevencaodocancerdecolodoutero
Esses achados nem sempre indicam algo grave, mas m Esses achados nem sempre indicam algo grave, mas merecem ser analisados.

Os nódulos de mama, tireoide e útero (miomas), assim como os cistos de mama e ovário, precisam ser acompanhados e, em alguns casos, investigados.

O acompanhamento médico regular é essencial para identificarmos mudanças no nosso corpo e agirmos no início de qualquer quadro, possibilitando maior segurança e tranquilidade quanto ao diagnóstico e eventual tratamento.

Cuide da sua saúde, realizando sua consulta ginecológica anual.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179 

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #miomas #nodulos #cistos #saudedamulher #saudeginecologica #consultaginecologica #examesginecologicos
Neste dia, um convite, “uma viagem”, e um lemb Neste dia, um convite, “uma viagem”, e um lembrete. Veja o carrossel.

Feliz dia das Crianças! A elas e a nós!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #depressao #crisedeansiedade #conscientizacaosobreaprevencaodedoencaspsiquiatricas #SaudeMental #BemEstar #diamundialdasaudemental

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Não é fraqueza sentir-se apática, ansiosa, tris Não é fraqueza sentir-se apática, ansiosa, triste ou estressada. É simplesmente humano. Reconhecer o problema e buscar ajuda são passos extremamente importantes.

A saúde mental tem efeito direto sobre nossa saúde física e ela é fundamental para o nosso bem-estar integral. Em alguns momentos da vida — especialmente em determinadas fases, como a gestação, o puerpério e o climatério —, podemos enfrentar quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos que requerem atenção e tratamento imediato.

Lembre-se: sua saúde emocional importa tanto quanto a física. Cuide de si com o mesmo carinho com que cuida dos outros e das demais responsabilidades.

Esteja bem! Vamos conversar a respeito.

Com carinho,
Dra. Elis

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #depressao #crisedeansiedade #conscientizacaosobreaprevencaodedoencaspsiquiatricas #SaudeMental #BemEstar #diamundialdasaudemental

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Não existe um “relógio universal” que determ Não existe um “relógio universal” que determine uma melhor idade ou um melhor momento para todas as mulheres engravidarem. Como cada mulher é única, sua história, particularidades, riscos e condições de saúde são muito individuais.

Mas, do ponto de vista biológico, alguns fatos auxiliam no planejamento da maternidade. Como sabemos, o auge reprodutivo da mulher costuma acontecer entre os 18 e 25 anos — período no qual, na maioria dos casos, os óvulos têm melhor qualidade e a fertilidade encontra-se em seu pico. Também sabemos que, entre os 35 e 45 anos, há uma aceleração na redução do potencial reprodutivo da mulher.

Isso não significa que engravidar após os 34 seja desaconselhável, mas essa decisão requer mais atenção, cuidados e planejamento. Técnicas de reprodução assistida, como o congelamento de óvulos e a fertilização in vitro, podem ser aliadas em alguns casos, ampliando as possibilidades de realização do sonho da maternidade com mais idade — e com maiores chances de sucesso e menores riscos.

O tempo certo é o seu. Como em qualquer decisão importante — e, nesse caso, de engravidar ou adiar a gravidez para o futuro — tudo começa com informação e orientação de qualidade.

Estamos aqui para apoiá-la a cada passo da sua vida e no planejamento da sua maternidade, com carinho e segurança. ❤️

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #SaudeDaMulher #Gravidez #Fertilidade #PlanejamentoGravidez #PlanejamentoFamiliar #GravidezTardia #ReproducaoHumana #ReproducaoAssitida #Ovulos #CriopreservacaoDeOvulos #CongelamentoDeOvulos #GravidezApos35Anos #CongelamentoDeEmbrioes

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

Há 2.525 anos, em grego, foi escrito o juramento Há 2.525 anos, em grego, foi escrito o juramento médico conhecido como “de Hipócrates”. No seu início, ele mostrava a seriedade e a dimensão do compromisso assumido, que era estabelecido com todas as divindades gregas associadas à medicina, à saúde, à cura e à prevenção de doenças, clamando ainda para que todos os deuses e deusas gregos fossem testemunhas desse juramento.

A essência desse juramento foi mantida na última versão do compromisso médico, promulgada pela Associação Médica Mundial em 2017. Ele inicia assim:

Como membro da profissão médica:

• EU PROMETO SOLENEMENTE consagrar minha vida ao serviço da humanidade;

• A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE MEU PACIENTE serão as minhas primeiras preocupações...

Meu reconhecimento e homenagem a todos que ensinam ou praticam a medicina.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #obstetra #obstetricia #diadomedico #juramentodehipocrates #compromissodomedico
A menopausa representa o encerramento do ciclo rep A menopausa representa o encerramento do ciclo reprodutivo feminino e o início de uma nova fase da vida, que podemos escolher como será vivida. Com acompanhamento médico adequado, é possível tratar os sintomas do climatério e prevenir problemas cardiovasculares, ósseos e emocionais.

Cuidados com o estilo de vida, com a alimentação e com a regularidade na prática de atividade física são importantes, assim como poder contar com orientação médica quanto à terapia hormonal.

Não precisamos ser simplesmente vítimas dos sintomas do climatério e das consequências da menopausa. Podemos e devemos viver essa fase de nossas vidas com liberdade, prazer, saúde e bem-estar.

Conte com os nossos cuidados.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #saudedamulher #climaterio #sintomasdoclimaterio #menopausa #osteoporose #doençascardiovaculares #menopausaprecoce #insuficienciaovarianaprematura
O parto humanizado não é uma moda ou algo opcion O parto humanizado não é uma moda ou algo opcional. Há uma diretriz que nós, como obstetras, observamos. Mas o cuidado e a humanização em um parto vão além de técnicas ou de protocolos. Eles devem estar presentes em todos os detalhes. 

O uso do campo transparente — em caso de cesárea —, o contato pele a pele, a primeira mamada ainda na sala de parto, o clampeamento tardio do cordão umbilical, a presença de um acompanhante, que pode, opcionalmente, fazer o corte do cordão, uma música ambiente escolhida pelo casal tocando à meia-luz, entre outras medidas importantes, fazem com que o parto, mesmo sendo cesárea, seja repleto de harmonia e felicidade.

É claro que a segurança da mamãe e do bebê vem sempre em primeiro lugar. Um pré-natal bem conduzido pelo obstetra e bem seguido pelo casal, assim como decisões acertadas quanto ao melhor momento e à via de parto, são os pontos mais relevantes para que tudo seja repleto de alegria e emoção.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#ginecologistaeobstetra #obstetra #obstetricia #partohumanizado #partonormal #partocesarea #cesareahumanizada #clampemeamentotardiodocordaoumbilical #contatopeleapele #campotransparente #partolindo #partoseguro #partosemdor #partocomrespeito #partocomamor #obstetraporamor
Na Fertilização In Vitro (FIV), decidir quantos Na Fertilização In Vitro (FIV), decidir quantos embriões transferir para o útero é uma das escolhas mais delicadas. Se, por um lado, a transferência de mais embriões pode aumentar a chance de gravidez, por outro, ela também pode elevar significativamente o risco de gestações múltiplas, que podem trazer maiores chances de complicações para a mamãe e os bebês.

A medicina atual recomenda a transferência de um ou dois embriões na maioria dos casos, com base em fatores como idade, histórico reprodutivo e qualidade dos embriões. A busca pelo equilíbrio entre segurança e resultado é fundamental, e deve ser cuidadosamente discutida com a equipe médica.

Além da saúde física, essa decisão pode envolver também aspectos éticos e emocionais, especialmente quando há embriões excedentes. Cada escolha deve ser individualizada, respeitando tanto a ciência quanto os valores de quem busca realizar o sonho de ter um filho.

Vamos cuidar dos seus sonhos.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#DraElisNogueira #GinecolistaEObstetra #Obstetra #FIV #ReproduçãoAssistida #FertilizaçãoInVitro #Embriões #GeraçãoVida #GestaçãoMúltipla #MaternidadeConsciente #SaúdeReprodutiva #Embriologia #DecisãoInformada 

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Tive a alegria de contribuir com a matéria sobre Tive a alegria de contribuir com a matéria sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em apoio à Campanha Outubro Rosa.

Confira a matéria completa clicando no link da bio e entenda como pequenas atitudes e cuidados podem fazer uma grande diferença.

Agradeço ao portal @informecapixaba pela oportunidade.

Dra. Elis Nogueira

CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #outubrorosa #cancerdemama #cancerdecolodoutero #saudedamulher #prevencaodocancerdemama #prevencaodocancerdecolodoutero
Esses achados nem sempre indicam algo grave, mas m Esses achados nem sempre indicam algo grave, mas merecem ser analisados.

Os nódulos de mama, tireoide e útero (miomas), assim como os cistos de mama e ovário, precisam ser acompanhados e, em alguns casos, investigados.

O acompanhamento médico regular é essencial para identificarmos mudanças no nosso corpo e agirmos no início de qualquer quadro, possibilitando maior segurança e tranquilidade quanto ao diagnóstico e eventual tratamento.

Cuide da sua saúde, realizando sua consulta ginecológica anual.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179 

#draelisnogueira #ginecologista #ginecologia #miomas #nodulos #cistos #saudedamulher #saudeginecologica #consultaginecologica #examesginecologicos
Neste dia, um convite, “uma viagem”, e um lemb Neste dia, um convite, “uma viagem”, e um lembrete. Veja o carrossel.

Feliz dia das Crianças! A elas e a nós!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #depressao #crisedeansiedade #conscientizacaosobreaprevencaodedoencaspsiquiatricas #SaudeMental #BemEstar #diamundialdasaudemental

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Não é fraqueza sentir-se apática, ansiosa, tris Não é fraqueza sentir-se apática, ansiosa, triste ou estressada. É simplesmente humano. Reconhecer o problema e buscar ajuda são passos extremamente importantes.

A saúde mental tem efeito direto sobre nossa saúde física e ela é fundamental para o nosso bem-estar integral. Em alguns momentos da vida — especialmente em determinadas fases, como a gestação, o puerpério e o climatério —, podemos enfrentar quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos que requerem atenção e tratamento imediato.

Lembre-se: sua saúde emocional importa tanto quanto a física. Cuide de si com o mesmo carinho com que cuida dos outros e das demais responsabilidades.

Esteja bem! Vamos conversar a respeito.

Com carinho,
Dra. Elis

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#draelisnogueira #saudedamulher #ginecologistaeobstetra #ginecologista #ginecologia #depressao #crisedeansiedade #conscientizacaosobreaprevencaodedoencaspsiquiatricas #SaudeMental #BemEstar #diamundialdasaudemental

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Não existe um “relógio universal” que determ Não existe um “relógio universal” que determine uma melhor idade ou um melhor momento para todas as mulheres engravidarem. Como cada mulher é única, sua história, particularidades, riscos e condições de saúde são muito individuais.

Mas, do ponto de vista biológico, alguns fatos auxiliam no planejamento da maternidade. Como sabemos, o auge reprodutivo da mulher costuma acontecer entre os 18 e 25 anos — período no qual, na maioria dos casos, os óvulos têm melhor qualidade e a fertilidade encontra-se em seu pico. Também sabemos que, entre os 35 e 45 anos, há uma aceleração na redução do potencial reprodutivo da mulher.

Isso não significa que engravidar após os 34 seja desaconselhável, mas essa decisão requer mais atenção, cuidados e planejamento. Técnicas de reprodução assistida, como o congelamento de óvulos e a fertilização in vitro, podem ser aliadas em alguns casos, ampliando as possibilidades de realização do sonho da maternidade com mais idade — e com maiores chances de sucesso e menores riscos.

O tempo certo é o seu. Como em qualquer decisão importante — e, nesse caso, de engravidar ou adiar a gravidez para o futuro — tudo começa com informação e orientação de qualidade.

Estamos aqui para apoiá-la a cada passo da sua vida e no planejamento da sua maternidade, com carinho e segurança. ❤️

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344 | RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #SaudeDaMulher #Gravidez #Fertilidade #PlanejamentoGravidez #PlanejamentoFamiliar #GravidezTardia #ReproducaoHumana #ReproducaoAssitida #Ovulos #CriopreservacaoDeOvulos #CongelamentoDeOvulos #GravidezApos35Anos #CongelamentoDeEmbrioes

Foto: Designed by Freepik - www.freepik.com
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Agende sua consulta

Início

Dra. Elis Nogueira

Especialidades

Saúde da Mulher

Consultório

Depoimentos

Ginecologista e Obstetra – CRM 98344 | RQE: 57.179
2024 © Copyright - Dra. Elis Nogueira - By Agência Webgui
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
Link to: Clamídia Link to: Clamídia ClamídiaClamídiaDra. Elis Nogueira Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam partoDra Elis NogueiraEntrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them: