• Link to Facebook
  • Link to Instagram
  • Link to Youtube
  • Atendimento
  • Na mídia
  • Blog
(11) 32849883
Dra. Elis Nogueira
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
    • Ginecologista
    • Obstetra
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Saúde da Mulher

Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase

Perguntas mais frequentes sobre a CandidíaseDra. Elis Nogueira

Causada pelo fungo Candida albicans, a Candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres e que pode gerar muitas dúvidas. Confira abaixo as perguntas mais feitas pelas pacientes em meu consultório, com suas respectivas respostas:

  1. O que é a candidíase? Quais são os primeiros sintomas e sinais de alerta para as mulheres buscarem ajuda profissional para tratar?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.

Sinais e sintomas são:

  • Ardor, coceira e inchaço na região genital
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura
  • Corrimento esbranquiçado
  • Aftas
  • Dor ao engolir alimentos
  1. Quais são as causas da infecção?

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. Qual o tratamento e cuidados indicados para curar a doença após ser diagnosticada?

As principais dicas de prevenção são:
• Utilizar antibióticos apenas com indicação médica;
• Ter uma alimentação balanceada, sem exagero de leites e derivados, açúcares e doces;
• Evitar ficar por muito tempo com biquínis ou roupas molhadas, que aumentam a umidade na região, tornando-a mais propícia para o fungo;
• Preferir calcinhas com tecido de algodão e evitar peças muito justas;
• Procurar dormir bem e reduzir o estresse diário;
• Após evacuar, sempre realizar a limpeza “da frente para trás”, e nunca ao contrário;
• Usar camisinha sempre que tiver relações sexuais;
• Praticar exercícios físicos, que ajudam no fortalecimento da imunidade.

  1. Uma vez tratada e curada da candidíase, o problema pode voltar? Por quê?

A candidíase é um problema de saúde que a maior parte das mulheres enfrenta em algum momento da vida. Existe ainda a candidíase de repetição, que é quando a infecção se manifesta diversas vezes na mesma mulher.

  1. Existem mulheres que são mais vulneráveis a contrair a infecção? Quais e por quê?

Mulheres com constipação intestinal crônica, apresentam uma maior incidência de candidíases. As fezes ali paradas acabam por alterar a microbiota do local. Mulheres que consomem muito açúcar ou diabéticas, podem apresentar uma alteração do ph Vaginal e por consequência alterar a microbiota vaginal. Pacientes com anemia apresentam uma baixa imunidade, o que favorece também um desequilíbrio da microbiota vaginal. Mulheres em uso de antibióticos também podem alterar essa microbiota vaginal.

  1. A alimentação e o sono estão relacionados a contração da infecção? Existem alimentos que são indicados para ajudar na prevenção da candidíase?

Sim, esse problema pode ser evitado através dos alimentos incluídos no seu cardápio e um sono regulado.

Alimentos com açúcares e carboidratos refinados e simples devem ser evitados, pois, além de nutrir a cândida, o doce modifica o pH Vaginal e intestinal. Além disso, bebidas que são fermentadas pela ação dos fungos, como vinho e cerveja, também devem ser evitadas. Todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio – isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Por outro lado, existem alimentos que ajudam no combate da candidíase. O alho cru é considerado um antibiótico natural, os probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos – eles ajudam a melhorar a imunidade do organismo, equilibrando a flora intestinal e vaginal. Alguns alimentos como a linhaça, as folhas verde-escuras, cascas do limão e da laranja podem ser incluídos na alimentação contra candidíase porque possuem algumas substâncias que contribuem muito para a desintoxicação do organismo.

Sem contar que tratando o intestino, local onde elas se reproduzem, a melhora é mais rápida e impede o retorno da doença.

  1. Quais hábitos ajudam a evitar a infecção vaginal? E quais desenvolvem a candidíase?

Para enfrentar os desafios diários com saúde e disposição é necessário fortalecer sempre o nosso sistema imunológico. Assim, o organismo fica protegido contra infecções, inclusive, as vaginais, como a candidíase.

Alguns hábitos, além da alimentação, também podem contribuir para evitá-la.

Fuja do estresse – mantenha um estilo de vida saudável e sem preocupações exageradas – não se esqueça que na TPM você fica mais suscetível a ter candidíase. Pratique exercícios físicos para fugir do estresse.

Durma bem – dormir a quantidade de horas necessárias faz toda a diferença. Noites mal dormidas podem acumular cansaço, aumentar a tensão e prejudicar sua imunidade.

Mantenha sua higiene íntima sempre em dia – troque seus absorventes internos, externos ou coletor com frequência indicada no produto e limpe-se de frente para trás após usar o banheiro.

Deixe os perfumes para o lugar certo – evite usar desodorantes e produtos perfumados na região íntima.

Troque a calcinha após nadar e fazer exercícios – a vagina é o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos, então é importante prestar atenção porque eles podem se aproveitar da situação para se multiplicarem.

Durma sem calcinha – Além de confortável, isso permite que a região íntima fique arejada.

Além disso, procure sempre ajuda médica! Consulte seu médico antes de começar qualquer tratamento para a candidíase.

  1. De que maneira a bactéria se prolifera e se desenvolve no canal vaginal?

A Cândida se aproveita da baixa imunidade e do desequilíbrio do PH da vagina para se proliferar. Na vagina existem fungos e bactérias que residem naquela região e vivem em comum acordo, compondo uma microbiota normal e fisiológica. Se, por exemplo, a paciente usa um antibiótico, as bactérias da infeção que ela está tratando irão morrer, mas outras bactérias normais que residem em outros locais do corpo, como na vagina, também irão morrer. Diante disso, os fungos que residem em comum acordo, com essas bactérias fisiológicas, irão se aproveitar para se proliferarem, sem ter que disputar espaço com ninguém. Isso causará um aumento dos fungos no local e o desencadeamento de uma candidíase.

  1. A candidíase também pode se proliferar em outras regiões íntimas?

A candidíase nos homens não é tão comum como nas mulheres, contudo, também pode ocorrer. Os fatores de risco são similares aos da candidíase vaginal, como sistema imunológico fraco ou uso prolongado de antibióticos, por exemplo.

Como já citado, pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (é o sapinho), na garganta, na pele e nas unhas, entre outros locais.

  1. A candidíase é sexualmente transmissível?

É comum que a candidíase seja confundida com alguma DST. Aliás, esse é um dos maiores mitos sobre a infecção.

Mas ainda que aconteça na região do órgão sexual feminino, o Candida albicans é um fungo que naturalmente já habita o corpo da mulher saudável. Assim, a doença só se torna candidíase quando acontece algum desequilíbrio na flora vaginal ou quando este fungo se multiplica em excesso.

Desse modo, a infecção vaginal por Candida não é considerada uma DST, estando relacionada, na maior parte das vezes, à queda da imunidade do corpo, não estando relacionada ao ato sexual.

Contudo, ela pode ser transmitida para o parceiro ou parceira através do sexo. O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual.

Vale lembrar que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos.

Se cuide!

Entre em contato e agende uma consulta.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

14 de março de 2025
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share by Mail
https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/09/blog.jpg 550 1300 Jessica https://draelisnogueira.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/12/logo-dra-elis-nogueira.png Jessica2025-03-14 17:36:572025-03-14 17:36:57Perguntas mais frequentes sobre a Candidíase
Talvez você goste dos artigos
Dra. Elis Nogueira Posso tomar anticoncepcional sem indicação médica?
Dra. Elis Nogueira Escape de urina tem tratemen
EnygmaDra Elis Nogueira Enygma – Rejuvenescimento íntimo
Dra Elis Nogueira Cinco verdades sobre os miomas
Dra. Elis Nogueira Qual é a importância da hidratação na amamentação?
Parto EmpelicadoDra. Elis Nogueira Parto empelicado: um raro e belo nascimento
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular
  • Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida MelhorDra. Elis Nogueira
    Saúde Íntima Durante a Quarentena – Programa Vida M...14 de março de 2025 - 17:36
  • Cesária humanizadaDra. Elis Nogueira
    Cesária Humanizada – Programa RonnieVon14 de março de 2025 - 17:36
  • Dra. Elis Nogueira
    Posso fazer exercícios durante a gravidez?26 de janeiro de 2023 - 18:03
  • Dra. Elis Nogueira
    Escape de urina tem tratemen6 de maio de 2025 - 17:19
  • Dra. Elis Nogueira
    Com que idade deve-se começar ir ao ginecologista?1 de fevereiro de 2023 - 18:43
Recente
  • Dra. Elis Nogueira
    Escape de urina tem tratemen6 de maio de 2025 - 17:19
  • Dra. Elis Nogueira
    Publicação Revista Caras: Gravidez e Saúde Mental14 de abril de 2025 - 17:40
  • Dra. Elis Nogueira
    Existem “mistérios” quando não se consegue...11 de abril de 2025 - 17:20
  • Dra. Elis Nogueira
    Gestação de alto risco10 de abril de 2025 - 17:19
  • Dra. Elis Nogueira
    Nasce o João Paulo5 de abril de 2025 - 12:45
Comentários
  • Kaline SilvaOla adorei o conteúdo do seu site e as dicas. Vou voltar...24 de abril de 2021 - 02:20 por Kaline Silva
  • MarcosÓtimo trabalho! Após perder muito tempo na internet encontrei...4 de janeiro de 2021 - 11:01 por Marcos

Dra. Elis Nogueira

Para a Dra. Elis, a medicina é feita de detalhes. Além de conhecimentos aprofundados em Ginecologia e Obstetrícia, ela oferece cuidado e acolhimento, com atenção aos diferentes momentos de vida de cada paciente.

SAIBA MAIS

Facebook

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

A tecnologia de radiofrequência estimula a produção de colágeno da região vulvo-vaginal, através de um procedimento não-invasivo, rápido e totalmente seguro.

 Ela permite ajudar a resolver problemas estéticos e funcionais como:

✅ Atrofia, Secura ou Frouxidão Vaginal;
✅ Disfunção Sexual ou Sensibilidade Reduzida;
✅ Dor na Relação Sexual;
✅ Flacidez ou Envelhecimento da Vulva;
✅ Sensação de Coceira e Queimação;
✅ Irritações Vulvo-Vaginais;
✅ Vaginite e Cistite Recorrentes;
✅Incontinência Urinária de Esforço Leve.

Em sua próxima consulta, vamos avaliar os benefícios para você!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #DraElis #DraElisNogueira #GinecologistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #Rejuvenescimento #RejuvenescimentoIntimo #GinecologiaEstetica #GinecologiaRegenerativa #Enygma #BodyHealthBrasil #EnygmaXOrbital
Na última semana, prestigiei a inauguração da U Na última semana, prestigiei a inauguração da Unidade Fleury Alphaville que passou por uma ampla reforma e modernização de suas instalações.

Agradeço o gentil convite do Grupo Fleury, um parceiro tão antigo e de muita confiança e qualidade ao longo de tantos anos.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #DraElis #DraElisNogueira #Saude #GrupoFleury #Fleury #Diagnostico #Exames
Compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira Compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira ao Portal “Somos Mães” sobre o Novembro Roxo e a conscientização sobre a prematuridade.

A preocupação com o tema “Prematuridade” deve ser permanente, muito além da campanha deste mês que se encerra hoje.

Agradecemos ao Portal “Somos Mães” pela oportunidade, e por abordar esse tema tão importante para todas as famílias.
Confira a publicação!

https://somosmaes.org.br/novembro-roxo-mes-internacional-de-sensibilizacao-para-a-prematuridade/

@somosmaesevoce
https://somosmaes.org.br/

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo # #somosmaesevoce #somosmaes #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional
Coceira, corrimento, crise de herpes genital, infe Coceira, corrimento, crise de herpes genital, infeção urinária, sangramento vaginal irregular, e bartolinite, são alguns dos problemas que podem acabar com a paz e o prazer da mulher durante as férias e as festas de fim de ano, provocando uma urgência ginecológica. O momento é de garantir que tudo esteja bem.

Se o plano é viajar para longe ou mesmo ficar por perto, não vale a pena correr o risco de problemas que podem atrapalhar os seus planos de namoro e as suas festas de fim de ano. Ainda mais se eles podem ser previstos, tratados em seu início, ou tratados com medicação previamente prescrita nos casos de problemas reincidentes ou crônicos.

Aproveite as próximas semanas para fazer a sua consulta.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #Corrimento #HerpesGenital #InfecacaoUrinaria #UrgenciaGinecologica
É com alegria que compartilhamos a entrevista da É com alegria que compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira para o Jornal SP Record Litoral e Vale,  sobre o Novembro Roxo e a conscientização sobre a prematuridade.

A reportagem que foi ao ar na noite de 26 de novembro destacou o aumento no número de nascimentos prematuros registrados em Santos em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Dra. Elis Nogueira abordou os fatores que contribuem negativamente para a prematuridade: “Nesses casos, há maior incidência de condições como síndrome hipertensiva gestacional e diabetes, que aumentam o risco de trabalho de parto prematuro”. Além de explicar o conceito de prematuridade.

A reportagem trouxe também dados do Hospital de Cubatão, onde, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 1.714 nascimentos prematuros. A Dra. Elis reforçou que “A prevenção é uma das melhores estratégias que temos. Consultas regulares de pré-natal, seguir as orientações médicas e manter um controle nutricional adequado são medidas fundamentais para reduzir os riscos da prematuridade”.

Agradecemos à Record TV pela oportunidade, e por abordar esse tema tão importante para toda a sociedade.

Para conhecer e assistir todas entrevistas e participações da Dra. Elis na mídia, acesse o link na bio e clique em Dra. Elis Nogueira na mídia. 

@jornaldarecord
@recordlitoralevale

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo #JornalSpRecord #RedeRecord #RecordTv #R7 #RecordLitoralEVale #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional
Quando ocorre um segundo aborto consecutivo no início das gestações ou mesmo até a 22ª semana de gravidez, assim como quando independentemente do tempo de gestação os pesos fetais forem inferiores a 500 gramas, as causas devem ser muito bem investigadas.

As causas mais conhecidas do aborto de repetição estão relacionadas a fatores anatômicos, inflamatórios, imunológicos, cromossômicos e endocrinológicos.

O objetivo de uma investigação muito criteriosa é buscarmos descobrir todas as possíveis causas e definirmos a melhor forma de planejarmos e conduzirmos uma próxima gravidez. 

Independentemente do número de abortos ocorridos e de quando ocorreram, vamos juntas cuidar do seu caso!

 Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #AbortoDeRepeticao #AbortosRecorrentes #Gravidez #Aborto #Abortamento
Nesse período, de intenso desenvolvimento celular Nesse período, de intenso desenvolvimento celular e dos órgãos e membros do bebê, o descuido pode gerar consequências graves como malformações, problemas neurológicos futuros, e parto prematuro, entre outras.

Recomendações feitas durante toda a gestação tornam-se ainda mais importantes durante o primeiro trimestre de gestação, como: não se automedicar; não consumir álcool, drogas ou tabaco; não consumir comidas cruas – principalmente peixes e carnes; não realizar exercícios físicos intensos sem aprovação médica; reduzir o consumo de café, chás e bebidas que contenham cafeína.

Problemas como a anemia, diabetes, hipertensão, entre outros, já podem ser detectados durante exames realizados nesta fase do pré-natal. A suplementação com vitaminas é iniciada nesse período para garantir a boa saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.

Cada gravidez é única!

Vamos juntas, planejar e cuidar.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #Gestacao #CuidadosNaGestacao #PrimeiroTrimestreDeGestacao #Cuidados #Mae #Bebe #AlcoolNaGestacao #FumarNaGestacao
Independentemente da idade da gestante, quadros de Independentemente da idade da gestante, quadros de síndrome hipertensiva gestacional, diabetes gestacional, colo curto, trombofilias, entre outros, requerem um cuidado adicional e em geral configuram gestações de alto risco, que aumentam o risco de um parto prematuro.

Gestantes com menos de 15 anos e com mais de 40 anos apresentam maiores probabilidades de que o bebê nasça antes do tempo. Quanto às mulheres acima dos 40 anos, além dos fatores relacionados à idade, a maior incidência de hipertensão arterial e diabetes também contribuem negativamente para a ocorrência de partos prematuros.

Outros fatores determinantes são: histórico em gestações anteriores; predisposição genética e condições fisiológicas específicas; o estilo de vida da gestante; o número de consultas no pré-natal; a concepção por meio de técnicas de reprodução assistida; a ocorrência de gestação múltipla de forma natural; a falta ou a escassez de cuidados pré-natais; o tabagismo e a presença de infecções; conforme salienta a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo.

Só um excelente pré-natal pode minimizar os riscos de prematuridade, quando presentes, e aumentar as chances de que o bebê nasça bem e a mamãe fique bem também.

 Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
 RQE 57.179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional #Trombofilia
Exames ginecológicos regulares são essenciais pa Exames ginecológicos regulares são essenciais para a prevenção de doenças, para o diagnóstico precoce, e para a manutenção da sua saúde ao longo dos anos. Além do exame físico e ginecológico em consulta, o Papanicolau, por exemplo, deve ser feito regularmente a partir do início da atividade sexual, pois é importante para detectarmos doenças do colo do útero. A mamografia, por sua vez, é recomendada a partir dos 40 anos para a detecção precoce do câncer de mama.

Além disso, exames de rotina como o ultrassom transvaginal e exames hormonais também são importantes para acompanharmos a sua saúde. Manter todos os seus exames em dia é fundamental para a manutenção do seu bem-estar ou para definirmos o início de um tratamento, se necessário. 
Priorize a sua saúde!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #ExamesGinecologicos #Mamografia #Papanicolaou #AlteracoesColoDoUtero #UltrassomTransvaginal #ExamesHormonais #SaudeGinecologicaEmDia #ExamesDeRotina
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Consultório

Jardim Paulista

  • Segunda a Sexta das 11:30h às 19:30h
  • Rua Pamplona, 145 Conj. 1303 – Condomínio Praça Pamplona
  • (11) 3284-9883

Instagram

A tecnologia de radiofrequência estimula a produção de colágeno da região vulvo-vaginal, através de um procedimento não-invasivo, rápido e totalmente seguro.

 Ela permite ajudar a resolver problemas estéticos e funcionais como:

✅ Atrofia, Secura ou Frouxidão Vaginal;
✅ Disfunção Sexual ou Sensibilidade Reduzida;
✅ Dor na Relação Sexual;
✅ Flacidez ou Envelhecimento da Vulva;
✅ Sensação de Coceira e Queimação;
✅ Irritações Vulvo-Vaginais;
✅ Vaginite e Cistite Recorrentes;
✅Incontinência Urinária de Esforço Leve.

Em sua próxima consulta, vamos avaliar os benefícios para você!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #DraElis #DraElisNogueira #GinecologistaSaoPaulo #GinecologistaJardins #Rejuvenescimento #RejuvenescimentoIntimo #GinecologiaEstetica #GinecologiaRegenerativa #Enygma #BodyHealthBrasil #EnygmaXOrbital
Na última semana, prestigiei a inauguração da U Na última semana, prestigiei a inauguração da Unidade Fleury Alphaville que passou por uma ampla reforma e modernização de suas instalações.

Agradeço o gentil convite do Grupo Fleury, um parceiro tão antigo e de muita confiança e qualidade ao longo de tantos anos.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #DraElis #DraElisNogueira #Saude #GrupoFleury #Fleury #Diagnostico #Exames
Compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira Compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira ao Portal “Somos Mães” sobre o Novembro Roxo e a conscientização sobre a prematuridade.

A preocupação com o tema “Prematuridade” deve ser permanente, muito além da campanha deste mês que se encerra hoje.

Agradecemos ao Portal “Somos Mães” pela oportunidade, e por abordar esse tema tão importante para todas as famílias.
Confira a publicação!

https://somosmaes.org.br/novembro-roxo-mes-internacional-de-sensibilizacao-para-a-prematuridade/

@somosmaesevoce
https://somosmaes.org.br/

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo # #somosmaesevoce #somosmaes #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional
Coceira, corrimento, crise de herpes genital, infe Coceira, corrimento, crise de herpes genital, infeção urinária, sangramento vaginal irregular, e bartolinite, são alguns dos problemas que podem acabar com a paz e o prazer da mulher durante as férias e as festas de fim de ano, provocando uma urgência ginecológica. O momento é de garantir que tudo esteja bem.

Se o plano é viajar para longe ou mesmo ficar por perto, não vale a pena correr o risco de problemas que podem atrapalhar os seus planos de namoro e as suas festas de fim de ano. Ainda mais se eles podem ser previstos, tratados em seu início, ou tratados com medicação previamente prescrita nos casos de problemas reincidentes ou crônicos.

Aproveite as próximas semanas para fazer a sua consulta.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #Corrimento #HerpesGenital #InfecacaoUrinaria #UrgenciaGinecologica
É com alegria que compartilhamos a entrevista da É com alegria que compartilhamos a entrevista da Dra. Elis Nogueira para o Jornal SP Record Litoral e Vale,  sobre o Novembro Roxo e a conscientização sobre a prematuridade.

A reportagem que foi ao ar na noite de 26 de novembro destacou o aumento no número de nascimentos prematuros registrados em Santos em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Dra. Elis Nogueira abordou os fatores que contribuem negativamente para a prematuridade: “Nesses casos, há maior incidência de condições como síndrome hipertensiva gestacional e diabetes, que aumentam o risco de trabalho de parto prematuro”. Além de explicar o conceito de prematuridade.

A reportagem trouxe também dados do Hospital de Cubatão, onde, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 1.714 nascimentos prematuros. A Dra. Elis reforçou que “A prevenção é uma das melhores estratégias que temos. Consultas regulares de pré-natal, seguir as orientações médicas e manter um controle nutricional adequado são medidas fundamentais para reduzir os riscos da prematuridade”.

Agradecemos à Record TV pela oportunidade, e por abordar esse tema tão importante para toda a sociedade.

Para conhecer e assistir todas entrevistas e participações da Dra. Elis na mídia, acesse o link na bio e clique em Dra. Elis Nogueira na mídia. 

@jornaldarecord
@recordlitoralevale

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo #JornalSpRecord #RedeRecord #RecordTv #R7 #RecordLitoralEVale #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional
Quando ocorre um segundo aborto consecutivo no início das gestações ou mesmo até a 22ª semana de gravidez, assim como quando independentemente do tempo de gestação os pesos fetais forem inferiores a 500 gramas, as causas devem ser muito bem investigadas.

As causas mais conhecidas do aborto de repetição estão relacionadas a fatores anatômicos, inflamatórios, imunológicos, cromossômicos e endocrinológicos.

O objetivo de uma investigação muito criteriosa é buscarmos descobrir todas as possíveis causas e definirmos a melhor forma de planejarmos e conduzirmos uma próxima gravidez. 

Independentemente do número de abortos ocorridos e de quando ocorreram, vamos juntas cuidar do seu caso!

 Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #AbortoDeRepeticao #AbortosRecorrentes #Gravidez #Aborto #Abortamento
Nesse período, de intenso desenvolvimento celular Nesse período, de intenso desenvolvimento celular e dos órgãos e membros do bebê, o descuido pode gerar consequências graves como malformações, problemas neurológicos futuros, e parto prematuro, entre outras.

Recomendações feitas durante toda a gestação tornam-se ainda mais importantes durante o primeiro trimestre de gestação, como: não se automedicar; não consumir álcool, drogas ou tabaco; não consumir comidas cruas – principalmente peixes e carnes; não realizar exercícios físicos intensos sem aprovação médica; reduzir o consumo de café, chás e bebidas que contenham cafeína.

Problemas como a anemia, diabetes, hipertensão, entre outros, já podem ser detectados durante exames realizados nesta fase do pré-natal. A suplementação com vitaminas é iniciada nesse período para garantir a boa saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.

Cada gravidez é única!

Vamos juntas, planejar e cuidar.

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #Gestacao #CuidadosNaGestacao #PrimeiroTrimestreDeGestacao #Cuidados #Mae #Bebe #AlcoolNaGestacao #FumarNaGestacao
Independentemente da idade da gestante, quadros de Independentemente da idade da gestante, quadros de síndrome hipertensiva gestacional, diabetes gestacional, colo curto, trombofilias, entre outros, requerem um cuidado adicional e em geral configuram gestações de alto risco, que aumentam o risco de um parto prematuro.

Gestantes com menos de 15 anos e com mais de 40 anos apresentam maiores probabilidades de que o bebê nasça antes do tempo. Quanto às mulheres acima dos 40 anos, além dos fatores relacionados à idade, a maior incidência de hipertensão arterial e diabetes também contribuem negativamente para a ocorrência de partos prematuros.

Outros fatores determinantes são: histórico em gestações anteriores; predisposição genética e condições fisiológicas específicas; o estilo de vida da gestante; o número de consultas no pré-natal; a concepção por meio de técnicas de reprodução assistida; a ocorrência de gestação múltipla de forma natural; a falta ou a escassez de cuidados pré-natais; o tabagismo e a presença de infecções; conforme salienta a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo.

Só um excelente pré-natal pode minimizar os riscos de prematuridade, quando presentes, e aumentar as chances de que o bebê nasça bem e a mamãe fique bem também.

 Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
 RQE 57.179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #NovembroRoxo #Prematuridade  #BebePrematuro #MesDeConscientizaçãoDaPrematuridade #GravidezDeAltoRisco #37SemanasDeGestação #CuidadosNaGravidez #PreNatal #DiabetesGestacional #SindromeHipertensivaGestacional #Trombofilia
Exames ginecológicos regulares são essenciais pa Exames ginecológicos regulares são essenciais para a prevenção de doenças, para o diagnóstico precoce, e para a manutenção da sua saúde ao longo dos anos. Além do exame físico e ginecológico em consulta, o Papanicolau, por exemplo, deve ser feito regularmente a partir do início da atividade sexual, pois é importante para detectarmos doenças do colo do útero. A mamografia, por sua vez, é recomendada a partir dos 40 anos para a detecção precoce do câncer de mama.

Além disso, exames de rotina como o ultrassom transvaginal e exames hormonais também são importantes para acompanharmos a sua saúde. Manter todos os seus exames em dia é fundamental para a manutenção do seu bem-estar ou para definirmos o início de um tratamento, se necessário. 
Priorize a sua saúde!

Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179

#GinecologistaEObstetra #Ginecologista #Obstetra #Saude #ExamesGinecologicos #Mamografia #Papanicolaou #AlteracoesColoDoUtero #UltrassomTransvaginal #ExamesHormonais #SaudeGinecologicaEmDia #ExamesDeRotina
Seguir

Youtube

Conheça nosso canal

Agende sua consulta

Início

Dra. Elis Nogueira

Especialidades

Saúde da Mulher

Consultório

Depoimentos

Ginecologista e Obstetra – CRM 98344 | RQE: 57.179
2024 © Copyright - Dra. Elis Nogueira - By Agência Webgui
  • Agende sua consulta
  • Início
  • Dra. Elis Nogueira
  • Especialidades
  • Saúde da Mulher
  • Consultório
  • Depoimentos
Link to: Clamídia Link to: Clamídia ClamídiaClamídiaDra. Elis Nogueira Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Link to: Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto Entrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam partoDra Elis NogueiraEntrevista VEJA.com | Cesárea humanizada: cortina transparente permite que...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them: