
FIV: Atenção aos detalhes
A FIV (Fertilização in Vitro) é apenas uma etapa do processo de reprodução assistida que, para ser bem-sucedida, depende de diversos fatores e variáveis importantes. O primeiro deles é a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. Uma vez avaliada a qualidade e a viabilidade da fertilização, a FIV — como o próprio nome indica: “fertilização no vidro” — é realizada em laboratório e, em uma determinada etapa do desenvolvimento do zigoto (célula-ovo), é feita a sua implantação no útero.
Essa fase de implantação e as demais etapas subsequentes dependem, para terem sucesso, de uma série de fatores que favorecem o desenvolvimento do embrião até que ele se torne um feto. Questões fisiológicas, imunológicas, hormonais, além da inexistência ou do controle de doenças, são determinantes durante todo esse processo, juntamente com a manutenção da boa saúde da gestante. Esses cuidados são os mesmos tanto em uma fertilização natural quanto durante qualquer gestação.
Para aumentar as chances de uma evolução satisfatória, o diagnóstico cuidadoso das causas da infertilidade do casal é o ponto de partida, assim como a realização dos tratamentos necessários. Uma gestação resultante de uma FIV, por si só, já é considerada de alto risco. Por isso, a realização de um pré-natal rigoroso por parte do médico e muito responsável pela gestante são fundamentais.
Estamos à sua disposição para discutir o seu caso com todo o cuidado, atenção e carinho, se desejar.
Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179


Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira