
Escapes de Urina: exercícios, radiofrequência, laser ou cirurgia?
A depender do histórico de saúde da mulher é que definimos a melhor maneira de abordar o problema da incontinência urinária de esforço. Estes escapes de urina ao rir, tossir, espirrar ou fazer pequenos esforços podem se tornar mais frequentes e incômodos com a idade.
A tentativa de fortalecimento da musculatura pélvica é o primeiro passo quando o problema é recente, seja através de exercícios, fisioterapia íntima, laser ou radiofrequência. A prescrição de medicamentos ou a indicação de uma cirurgia são ações posteriores, quando os resultados alcançados com as terapias mencionadas não alcançam o resultado desejado.
Como todo corpo é único, os resultados também variam muito de mulher para mulher. Se para algumas a fisioterapia e a radiofrequência são mais do que suficientes para excelentes resultados, para outras, muitas vezes, somente a cirurgia traz o resultado necessário.
Por isso, somente a avaliação em consulta e o tratamento integral e contínuo da mulher podem dar a ela segurança de que a indicação seja a mais adequada ao seu caso.
Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179


Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira