
Dor intensa ou persistente precisa ser investigada
Sentir dor forte ou constante não é normal e não deve ser ignorado. 👩🏻⚕️ Aquela dor pélvica, sentida na parte mais baixa do abdômen, que não parece cólica comum, o incômodo durante a relação, o sangramento mais intenso ou a sensação de peso no abdômen são formas de o corpo avisar que algo não está bem e que precisa de sua atenção. Muitas mulheres acabam se acostumando com a dor, mas isso pode atrasar um diagnóstico e o início do cuidado necessário.
Essas dores podem ter diferentes causas, como endometriose, miomas, cistos ovarianos ou inflamações, além de outras alterações, inclusive no intestino ou na bexiga. 🌷 Algumas dessas condições aparecem de forma silenciosa e, quando não investigadas, podem afetar a saúde, a qualidade de vida, a rotina e até os planos reprodutivos. Por isso, observar os sinais e buscar orientação é muito importante.
Com muita frequência, costumo dizer nos posts que a análise, o diagnóstico e o tratamento são sempre muito individualizados. E são mesmo! Precisam ser. Muitas vezes, com acompanhamento, exames bem indicados e a escolha da terapia adequada, é possível reverter ou aliviar alguns quadros e seus sintomas e recuperar o bem-estar. Em alguns casos, no entanto, a opção cirúrgica pode — e muitas vezes deve — ser considerada como a melhor alternativa.
Se algo não está bem, cuide agora. Vamos tratar desse assunto em sua próxima consulta?
Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179


Dra. Elis Nogueira