Papai presente – a importância e o papel do pai no momento do parto
A gravidez é um período marcado por descobertas, cuidados e emoções dividas entra a mamãe e o papai. Da confirmação ao acompanhamento do desenvolvimento do bebê e crescimento da barriga, até o momento do nascimento, a presença do pai é essencial.
Na sala de partos, as emoções são intensas e apoio do papai nesse momento é fundamental para ajudar e confortar a mamãe. Além de ser um direito garantido por lei (nº 11.108 /2005). No parto normal, além do conforto emocional, o pai ajuda incentivando a mãe fazer força durante o trabalho de parto. Durante a cesárea, o papel do companheiro também é necessário para deixar a mamãe tranquila e segura.
E ver a carinha do seu bebê no exato momento em que ele chega ao mundo é uma emoção a parte, compartilhada entre os pais e que irá fortalecer ainda mais os vínculos entre o casal e entre os pais e seu bebê.
Para tornar esse momento ainda mais incrível, após acompanhar o nascimento, o primeiro contato pele a pele com a mamãe e após a hora dourada da amamentação, o papai pode ser o primeiro a dar o banho no seu filhote. Sob o olhar da mamãe e com o auxílio da enfermeira, o pai realiza o primeiro banho do bebê, aprende a colocar a fralda e cuidar do coto-umbilical. Esses primeiros contatos são únicos e, com certeza, ficam marcados com carinho.

Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Dra Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!