Mamas densas o que isso significa?
A densidade mamária é determinada pela proporção entre tecido adiposo (gordura) e tecido fibroglandular (glândula). É uma característica própria das mamas, como uma impressão digital que temos nos dedos, é avaliada através da mamografia e não é possível ser estimada pelo toque.
As mamas densas podem dificultar a avaliação de um nódulo presente na mamografia, por reduzir sua capacidade de detectar uma alteração presente. A maior proporção de glândula pode “camuflar” uma alteração suspeita.
Se você possui mamas densas à mamografia, saiba que tem um fator de risco não modificável, mas que você pode tentar equilibrar a balança de riscos com hábitos de vida, com dietas, através de alimentos mais saudáveis e com menos hormônios, suspender por 15 dias terapias hormonais ou pílulas contraceptivas, antes da realização da mamografia. Isso irá melhorar a qualidade da imagem da mamografia, e associar a investigação uma ultrassonografia de mamas para ajudar a complementar uma boa investigação preventiva contra o câncer de mama.
Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179