Fertilidade: é possível melhorá-la?
Quando falamos sobre fertilidade, muitas mulheres se perguntam se é possível adotar hábitos que ajudem a aumentá-la. O fato é que nascemos com uma reserva ovariana que não pode ser aumentada e que diminui naturalmente ao longo do tempo até a menopausa, quando ela acaba.
Doenças ovarianas e outras doenças ou tratamentos que afetem os ovários podem prejudicar e até comprometer a reserva de óvulos. Portanto, no que se refere aos ovários, o acompanhamento, a manutenção da sua saúde e a prevenção de doenças são muito importantes, e quando necessário, a criopreservação de óvulos é uma alternativa a ser discutida com o seu médico.
A fertilidade e a capacidade do corpo feminino de conduzir a gestação de um bebê saudável não dependem somente da qualidade dos óvulos e dos ovários, mas também de outros fatores, como anatômicos, cromossômicos, genéticos, inflamatórios, infecciosos, imunológicos e endocrinológicos.
Assim, uma parte importante da fertilidade feminina e também da masculina depende de outros fatores relacionados à saúde, que podem, sim, ser afetados positiva ou negativamente por outras condições de saúde e pelo estilo de vida. 🌿
Quanto ao estilo de vida, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no momento de tentar uma gravidez e de conduzir uma gestação: 🤰
✅ Manter um peso saudável
🥗 Ter uma alimentação equilibrada
🏃♀️ Praticar atividades físicas regularmente
💤 Ter sono de qualidade
🧘♀️ Reduzir o estresse
🚫💊 Não se automedicar
🚫🧪 Não usar suplementos sem orientação médica
Essas atitudes favorecem a saúde reprodutiva e do organismo como um todo.
Além disso, evite o uso de qualquer substância ilícita, fumar ou consumir álcool, pois esses hábitos impactam a saúde e, na maioria das vezes, a fertilidade e a saúde do bebê.
Quer entender mais sobre a sua fertilidade e quais ações e tratamentos podem ajudá-la?
📅 Agende uma consulta!
O acompanhamento individual é o primeiro passo para ajudar a transformar sonhos em realidade. 💝
Dra. Elis Nogueira
CRM 98344
RQE 57179


Dra. Elis Nogueira
Dra. Elis Nogueira